Aparência
Imagem e vídeo
Jogos
Internet
Novidades

Avast 6

Avast! chega em sua sexta versão eficiente, leve e grátis! 

De cara nova, a Alwil Software apresenta a sexta versão do Avast! Free Antivirus, um dos aplicativos de segurança mais usados do mundo. Além da aparente mudança no visual, que chega em boa hora, o Avast! 6, ainda na versão Beta, ganhou melhorias na tecnologia de detecção de pragas virtuais.

Nesta versão 6.0 há uma melhora considerável na parte de proteção e visualização de estatísticas; desativação de varreduras enquanto o usuário joga e ou obtém conteúdos parciais em determinadas categorias de informação (P2P, transmissões em rede local, pastas e sites), evitando o desperdício de recursos da máquina varrendo arquivos incompletos.
 
Uma guia chamada ‘Proteção Adicional’ traz uma função chamada ‘Auto Sand Box’ para testar programas, sem a necessidade de instalar em sua máquina de forma efetiva. Isso evita que algum software malicioso prejudique a integridade do seu computador.
A compressão de arquivos está 20% mais leve, poupando recursos, isso sem contar na sua estabilidade e uma área virtual de segurança para transações bancárias. Você também poderá bloquear sites específicos, apenas inserindo a sua URL. Como ainda está em desenvolvimento, podemos esperar por mais novidades em breve.
Mesmo não sendo uma versão final, o Avast 6 Beta se mostra eficiente, com leve execução, e tendo a efetividade no combate às pragas da internet aperfeiçoada. Sem dúvida, uma boa opção para que está em busca de um antivírus gratuito.

Nova interface

Diferentemente da versão anterior, a interface do Avast passou por poucas modificações, de forma que se você já é usuário da ferramenta irá se identificar com facilidade. Ao acessar pela primeira vez selecione a opção para registro e insira os seus dados. O período de efetivação é válido por um ano.

Scanner

O scanner é a principal função de qualquer antivírus, junto com a proteção residente. Na guia “Escaneamento” o usuário tem acesso as mais diversas opções de varredura. Você pode optar por fazer check-ups rápidos, completos, parciais ou mesmo em discos removíveis. Você pode configurar uma opção para ativar escaneamentos ao iniciar o PC ou checar o histórico das varreduras.
É a partir desse menu que o dono do PC vai poder configurar as verificações rápida (Quick) e completa (Full) do Avast!, assim como escolher quais mídias removíveis e discos rígidos deverão ser escaneados na busca por vírus, cavalos de Troia e demais malwares.
De olho na estabilidade, a equipe de programadores da Alwil trabalhou bastante para que o Avast! utilizasse menos recursos do computador que sua versão anterior. O resultado disso é uma interface de usuário que, mesmo durante um escaneamento, pode ser consultada sem problemas.

Versão 5

Entre as melhorias presentes no Avast! Free Antivirus 5 há uma ferramenta de heurística mais robusta. Existem dois tipos básicos de vírus: aqueles que já foram registrados e têm vacinas vacinas já determinadas e aqueles que não foram registrados pelos laboratórios da desenvolvedora do software, mas que apresentam perigo.
É importante manter as informações de vacina sempre atualizadas, mas também é importante ter uma ferramenta de heurística poderosa. É essa função que vai detectar quando um arquivo é malicioso, mesmo que ainda não exista uma vacina para ele.
No caso do Avast! 5 a heurística foi melhorada para apresentar níveis mais altos de detecção quando se trata de malwares desconhecidos. Dessa forma, o usuário fica mais protegido e, na falta de uma vacina, pode colocar o arquivo possivelmente infectado em quarentena.

Proteção em tempo real

A proteção residente de um antivírus também é fundamental. Ela faz a verificação a todo momento dos arquivos que são solicitados pelo sistema operacional. Por exemplo, antes de abrir uma monografia de faculdade no AbiWord, a proteção em tempo real do Avast! 5 vai fazer uma checagem rápida do arquivo para determinar se ele apresenta risco de contaminação para o computador ou não.
Caso não apresente, o usuário da máquina nem vai perceber que o arquivo foi escaneado. Se apresentar, no entanto, o Avast! vai tentar descontaminar o arquivo ou apagá-lo, caso realmente seja um risco para o PC e para o Windows.
O Avast! 5 apresenta várias proteções em tempo real, como de redes de troca de arquivos P2P, comunicadores instantâneos e clientes de e-mail. Quanto mais proteções residentes foram ativadas, mais recursos serão utilizados. Por outro lado, é provável que o computador fique mais seguro, pois mais arquivos estarão sendo verificados simultaneamente, para que nada perigoso burle a segurança e infecte a máquina.

Modo silencioso

Esse antivírus apresenta muitos recursos, muitos dos quais dependem de decisões do usuários para funcionar corretamente sem causar danos ao sistema operacional. O resultado pode ser uma quantidade enorme de janelas de confirmação do Avast! 5, o que termina por diminuir a produtividade do usuário.
Mas no Avast! 2010 esse problema é diminuído graças ao Silent/Gaming Mode, ou Modo Silencioso/Jogos. Ao ativá-lo, o usuário não será mais abordado com janelas de confirmação e informação do antivírus, para que possa desempenhar sua tarefa ou jogar sem interrupções. O antivírus vai continuar rodando na máquina, com proteções residentes funcionando corretamente, porém sem os avisos que podem incomodar.

Novidades

  • Solucionado problema que fazia serviço do Avast desaparecer;
  • Melhorada performance e estabilidade no Windows7;
  • Melhorias na engine para detecção de exploits;
  • Resolvido problema de vulnerabilidade nos arquivos de licenças;
  • Pequenas alterações na interface gráfica;
  • Corrigido bug no qual o “File System Shield” verificava arquivos após eles serem abertos.

 

0 comentários Neste Post

Comente

Leia antes de comentar:
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários

Publicidade